-
Arquitetos: iHouse estudio
- Área: 386 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Aldo Lanzi
-
Fabricantes: Cosentino, Hunter Douglas, Hansgrohe, Genebre, Summa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto chegou como uma encomenda peculiar por parte dos clientes que nos apresentaram o desafio de reformar uma propriedade tradicional localizada no bairro patrimonial do Prado em Montevideo, Uruguai, transformando-a na residência permanente da família. Apesar de nos dedicarmos a casas e edifícios de construção modular pré-fabricada, estamos sempre abertos a novos desafios, por isso, essa proposta que saía do cotidiano nos cativou com a possibilidade de enfrentarmos novamente a um mundo que já conhecíamos, mas que há muito tempo não manipulávamos: a construção tradicional in-situ.
Os requisitos eram claros: desenvolver a residência em um único nível com quatro quartos, escritório, academia e sala de jogos, além de conter a área dos quartos em uma ala que pudesse funcionar de forma independente da área social e, por último, manter a maior privacidade possível em relação ao exterior sem sacrificar áreas envidraçadas, levando em consideração desde o início a segurança integral da residência.
Com essas premissas, partiu-se para a base do projeto que buscou reinventar a fazenda moderna predominante no bairro jardim onde se localiza. O terreno possui 1036m2 com sua fachada frontal voltada para o norte e está rodeado por volumes existentes heterogêneos em sua arquitetura.
A residência aproveita ao máximo o uso do solo e é composta por duas faixas que determinam o grau de privacidade. A primeira se estende ao longo do terreno em direção à fachada oeste, concentrando todas as áreas privadas, como quartos e banheiros.
Enquanto a outra articula as áreas sociais, também gerando o acesso. Uma galeria com pátios e claraboias fornece luz natural ao amplo espaço social, além de criar uma forte conexão com o exterior e a natureza. Na parte posterior, há uma ampla churrasqueira envidraçada que abriga a academia e a sala de jogos, além de funcionar como suporte para as atividades externas.
Formalmente, a residência é composta por duas lajes de concreto armado que contêm uma pele permeável no meio, a qual aumenta ou diminui sua perfuração de acordo com o programa, graduando assim a privacidade sem a necessidade de outro meio. Os materiais nobres fazem com que a residência pareça robusta e segura, além de reduzir ao mínimo a necessidade de manutenção externa.
No interior, um desenho minimalista transforma esta casa de 250m2 em uma residência acolhedora. Os pisos de concreto polido remetem às clássicas propriedades localizadas no bairro, enquanto a marcenaria e mobiliário em madeira, tons de cinza e branco inovam o interior, tornando-o clássico, mas moderno. O histórico convive em perfeita harmonia com a vertigem da modernidade, gerando assim uma residência ampla, mas acolhedora.